07 junho 2017

Uma afirmação digna do «Observador» ?

Serenamente e apenas
em legítima defesa



na 1ª página do «i» de hoje


(eventuais interessados em matérias conexas podem ler também os capítulos «Século XX – a construção de uma nova sociedade» e  «O socialismo, futuro de Portugal» no Programa do PCP)


9 comentários:

  1. Ah, mas ler custa tanto... é mais fácil ver na TV e debitar...

    ResponderEliminar
  2. A Joana Mortagua escreve um artigo de opinião, a responsabilidade do título é do jornal i , a carapuça só serve a quem a enfia.

    ResponderEliminar
  3. Nada tenho a dizer , tenho a minha opinião em relação aos Esquerdistas .

    ResponderEliminar
  4. Ela não lê dessas coisas, são complicadas e não se arranjam amizades proveitosas com conversas dessas.

    ResponderEliminar
  5. O artigo escrito por Joana Mortágua, de hoje, bem poderia ter sido escrito por um subserviente de Pedro Passos Coelho. O ataque que desferiu contra a Venezuela demonstra total ignorância sobre o assunto. Em vez de perceber o processo que existe naquele país, pensa e escreve da mesma maneira que qualquer votante do PSD ou CDS-PP. Uma vergonha para a esquerda.

    ResponderEliminar
  6. Este é o "Bloco" de Esquerda de uma qualquer Social Democracia. Não tem objectivos mais do que satisfazer necessidades imediatas coexistindo com o capitalismo naquilo em que o capitalismo concede como benefício às vezes a bem outras vezes menos bem. Sociedade socialista para o BE não existe como objectivo e Marx para eles é um teórico como tantos outros. Já Lenine fez uma revolução com a qual não se identificam com excepção de um ou outro membro daqueles que já viveram outras políticas próximas da Revolução Soviética tais como Trotsky o qual é considerado um puro vitimado por Staline. Preferem apoiar grupos financiados pelo George Soros sempre ao serviço da mesma tese e no caso de Angola até ensaiaram uma Primavera tipo árabe só que os angolanos são muito preguiçosos e por isso as manifestações foram um fracasso.

    ResponderEliminar
  7. Não Joana, o PCP nunca fará como o Tsipras na Grécia. Lutará sempre por uma sociedade sem classes antagônicas . Poderá dizer o mesmo o bloco ? Não Joana, quem nos aquece os corações são os exemplos de Vida de Bento Gonçalves , Álvaro Cunhal, Catarina Eufemia, José Dias Coelho . É que Joana, o PCP é um partido com história.

    ResponderEliminar
  8. O BE é um caso de estudo, disso não haja dúvidas.
    Se é um partido de massas, não é; se é um partido com implantação nas fabricas, nos campos, nas oficinas, nos bairros proletários, não é; se é um partido com raízes ao povo, aos sindicatos, as CT´s, ao mundo do trabalho, não é. O BE é um partido de personalidades (algumas brilham outras nem luz própria têm) que vive do parlamento e de eventos restritos e que, tal como o cuco, é beneficiário de votos volantes, como aliás já se viu.
    Tudo isto ao contrário do PCP (partido que continua a pagar caro a sua ambígua relação histórica com os últimos anos da URSS). Por isso é que a comunicação social dos tubarões traz o BE ao colo dando-lhe incomparavelmente mais tempo de antena que ao PCP. Só este facto daria para uma séria meditação.
    O capital teme o PCP e vai tolerando o Bloco. Esta é a verdade!

    ResponderEliminar
  9. Mais um caso típico de oportunismo no BE. Deste discurso, só vieram aplausos da direita. Em vez de diplomacia e bom senso, Joana Mortágua preferiu a insensatez e a ignorância.

    ResponderEliminar