11 maio 2016

«Arrêt sur les images»

O mentiroso relapso numa
feia manipulação de jovens


Público


SIC Notícias

Desejando não passar por paternalista ou possuidor de uma pretensa sabedoria de velho, olho estas foto de Passos Coelho com jovens (bastante jovens) do Colégio Salesianos de Manique e de outro colégio e não posso deixar de perguntar:  alguém acha que estes jovens tem razoáveis condições para afugentar a ideia emotiva do «gosto muito da minha escola» e o terrorismo verbal do «querem acabar com os colégios privados» e de perceberem e fixarem as explicações essenciais que suportam a anunciada decisão governamental sobre os subsídios estatais a colégios privados?

- em tantas outras coisas, alguém acha que eles podem ter bem presente que, desde sempre, o único e exclusivo fundamento para tais subsídios foi a carência de estabelecimentos de ensino público em determinadas áreas geográficas e não uma qualquer pretensa e fantasiosa «liberdade de escolha» ?

- alguém acha que eles estão em condições de reter que as anunciadas alterações atingem apenas 3% do total de colégios privados ?

- alguém acha de que eles têm consciência de que nenhum aluno inscrito numa turma com contrato de associação vai ter que abandonar a sua escola no próximo ano lectivo e que está assegurado o financiamento público da sua permanência na escola até à conclusão do respectivo ciclo ?

Se alguém acha que sim, conversa acabada. Se alguém acha que não, terá então de concluir que Passos Coelho (e não só), o tal que disse nunca ter inaugurado nada, não desdenha sequer um repugnante manipulação de jovens bastante jovens.
e já agora um excerto do artigo de Luís Aguiar-Conraria no «Observador»:

Sem comentários:

Enviar um comentário