29 janeiro 2016

A propósito de ignorância cavalar

Alguns, não eu, dirão que
são os malefícios 
da "decilitragem"

Muitos leitores detestam que eu dê confiança a esta gentinha desta mas eu, teimoso como tudo, divirto-me muito a divulgar as patetices senis de Vasco Pulido Valente.

No Público de hoje, arrota o sujeitinho : «(....) De 1975 em diante o PC arrastou uma existência mesquinha e acabou reduzido a umas Câmaras no Alentejo, com uma população envelhecida e sem qualquer importância estratégica e a uma dúzia de sindicatos do funcionalismo público e de companhias do Estado. A sua morte natural parecia próxima.»

Visto isto, só há que concluir que, em matéria de PCP, VPV é possuidor ou de uma ignorância cavalar ou caiu em pequenino  no caldeirão da má-fé (sem culpa dos pais que eram antifascistas estimados). Assim:

1. VPV não sabe que em 1979, ou seja 4 anos depois do 25 de Novembro de 1975, a «existência mesquinha» do PCP bem se revelou nos 18,80% obtidos pela APU em legislativas e dos 20,22% (CM) obtidos em eleições autárquicas;

2.VPV não sabe que no interior centro e norte há mais população envelhecida fora do Alentejo do que dentro dele;

3.VPV não sabe que nas últimas eleições autárquicas de 2013 a CDU  conquistou mais Câmaras Municipais (15) fora dos distritos de Évora, Beja e Portalegre do que as que conquistou nesses distritos (14), entre as quais de novo Loures que, como toda a gente sabe, é um imenso lar de idosos .

4. Finalmente, e para abreviar, mas isto sem aceitar a etiquetagem feita por VPV, é evidente que o próprio nunca se deu  nem dará ao trabalho de consultar a lista completa de sindicatos aderentes da CGTP-IN para não descobrir que a maioria actua no sector privado.

E, pronto, porque há supostos «prestígios» que são eternos e nada abala, Vasco Pulido Valente continuará a escrever três vezes por semana na última página do Público.

7 comentários:

  1. Alguém tem que apanhar,o Boi pelos cornos.
    Tocou-te a ti.

    ResponderEliminar
  2. Vocês vão-me desculpar, caramba, mais complacência com o homem, a vida não está fácil para ninguém. Ele só vende a sua força de trabalho a quem lha compra. É o único produto que tem para vender, que por sinal tem procura no Público. Querem que ele escreva para outro jornal? Qual? o "i"? O "Sol"? O Expresso? O Observador? O Diabo? Deixem lá o homem beber uns copos, vão ver que ele ao fim do dia se esparrama na cama feliz rindo-se de que comprou o jornal e de quem com ele ainda se incomoda. Não comprem o jornal. Já experimentaram cortá-lo em pedaços rectangulares e pendurá-los num prego?

    ResponderEliminar
  3. O texto de VPV é dos mais banal que alguma vez escreveu.
    Diz que o prestígio do PCP começou a cair depois da guerra. Esqueceu-se do prestígio que o PCP ganhou depois da vitória sobre o nazismo. Infelizmente, nessa altura, o povo só pôde festejar a vitória com bandeiras do Benfica. Será que VPV se esqueceu deste pormenor, ou isto era simplesmente para aborrecer aqueles que sabiam?

    Não sabe a origem do termo «batatulinas». Porque é que emprega algo que não sabe a origem? Estranho.

    Quando diz: «O “25 de Abril” permitiu que o PC se apoderasse de umas dúzias de oficiais». Seria bom saber como é que o PCP se apoderou destes oficiais. Comprou-os? Prendeu-os?

    Por último, vem a desesperada tentativa de VPV de fazer com que o seu artigo seja apreciado por leitores afectos ao BE:
    «Chamar, como Jerónimo, uma “rapariga engraçadinha” a uma adulta de 40 anos mostra que ele passou para lá da mais modesta compreensão do mundo real»
    De facto, Jerónimo de Sousa nunca referiu o nome de Marisa Matias, quando fez a declaração que depois foi exagerada e deturpada pela comunicação social. VPV insiste em bater na mesma tecla. Neste aspecto, a repetição cansa e causa aborrecimento.

    Na realidade, não percebo como é que o «Público» continua a precisar dos serviços de uma pessoa que só demonstra, através do seu rancor, falta de ideias.

    JN

    ResponderEliminar
  4. Então e as acusações sobre Stalin?

    ResponderEliminar
  5. "Na realidade, não percebo como é que o «Público» continua a precisar dos serviços de uma pessoa que só demonstra, através do seu rancor, falta de ideias."

    por isso mesmo meu caro, por isso mesmo

    ResponderEliminar
  6. VPV não gosta do PCP. Não é de agora e muito menos novidade. Sugerir que o PS se pôs a jeito apoiando a "pesadíssima máquina financeira que o PCP é" é a confissão de não morrer de amores por este (também) seu antigo partido. É o caso : dantes eram os rublos que vinham lá do outro lado; agora a massa vem do PS !

    É triste. Está de rastos. O que resta de alguém que chegou a ser respeitado pela sua presença,digo,influência cultural !
    VPV vive amargurado!
    É confrangedor que certa imprensa continue na ilusória esperança de, para vender mais uns numerozitos, publicar pérolas como estas! Ilusão que explica a agonia em que o PÚBLICO se continua a debater desde que saiu o JMF, e passou a ser uma folha de paróquia.
    É mesmo muito triste.

    ResponderEliminar