20 novembro 2015

Momento José António Saraiva

Rectificando um futuro Prémio
Nobel da Literatura português


Por puro acaso (já expliquei muitas vezes que o Sol me faz mal à cabeça), descobri este naco de prosa desse suprasumo da intelligenzia nacional que se dá pelo nome de José António Saraiva.

Acontece apenas que JAS fala da «esquerda » mas não sabe ou não quer saber que jamais o PCP fundamentou a necessidade de não empossar Santana Lopes por falta de «legitimidade eleitoral», ou seja, por não ter ido a eleições legislativas como líder do PSD.

Na época, esse argumento foi de facto usado pelo PS e até pelo BE mas o PCP nunca alinhou nisso, e antes fundamentou a sua oposição à posse de Santana Lopes e a sua defesa de eleições antecipadas na desgraçada política  da direita.

Além do mais, todos aqueles que  andaram décadas a vender a treta das «eleições para primeiro-ministro» e de todos os primeiros-ministros se terem antes de se sujeitar a eleições em que fossem supostos candidatos a tal cargo, nunca perceberam a extraordinária perversidade e entorse política que isso projectava sobre a própria vida democrática desses partidos. 

É que, como é bom de ver, esse critério conduzia na prática a que qualquer partido, sob pena de perder o governo, ficasse impedido de ter intercalarmente um Congresso que elegesse um novo líder. Mas isto é manifestamente areia de mais para certas camionetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário