10 março 2015

Outra viagem aos arquivos

Relembrando um glorioso mas injustamente esquecido feito
de Belmiro de Azevedo




Agora que a foto de Belmiro de Azevedo voltou às primeiras páginas do Público e do DN, creio ser inteiramente justo e oportuno lembrar o seu extraordinário feito que registei para a posteridade na 1ª parte de uma minha crónica no Semanário em 26 de Junho de 1998. Aí fica. 

O dia 18 e o dia 28
«A votação de domingo impede-nos de assinalarmos, com a justa pompa e a merecida circunstância, esse dia maior na história da imprensa portuguesa, nem mais nem menos que o dia 18 de Junho de 1998, o dia em que Belmiro de Azevedo conseguiu publicar simultaneamente no «Público», no «JN» e no «DN» o mesmo artigo de opinião. 

Engana-se quem pensa que exageramos. Os factos falam por si. Belmiro de Azevedo conseguiu o que até aqui só a publicidade ou as antigas  notas oficiosas garantiam. E, não sendo de crer que  tenha escondido de cada jornal que propusera o mesmo artigo aos outros dois, conseguiu aquilo que seria sempre recusado mesmo ao político nacional mais brilhante ou prestigiado, ao escritor mais famoso, ao comentador mais cintilante. Conseguiu aquilo que, com alta probabilidade, jamais se verificou em toda a história da imprensa escrita portuguesa.

É o atrevimento de quem propõe (ou talvez melhor a arrogância de quem manda) e  a reverência de quem aceita ( ou talvez melhor a dependência de quem obedece) que  marcam  esta nova situação na imprensa portuguesa e  convidam imperativamente a preocupadas reflexões.(...)»

(*) A REFERÊNCIA À VOTAÇÃO DE DIA 28 REFERIA-SE ENTÃO AO REFERENDO SOBRE A DESPENALIZAÇÃO DO ABORTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário