25 março 2015

Estórias da História

Andrei Gromiko
ficou com a fama e...

Durante tempos infindos eu e outros da minha geração vimos, ouvimos e lemos chamar a Andrei Gromiko, ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS, de «senhor Niet» por causa dos vetos do seu país a propostas de decisão do Conselho de Segurança da ONU.

... os EUA com o proveito !

Agora, por acaso, acabo de ler na página 5 do El País de 21 de Março o seguinte:

Decisiones de veto

> Estados Unidos es el miembro del Consejo de Seguridad de la ONU que más a menudo ha ejercido su derecho de veto. Lo ha hecho en 79 ocasiones frente a las 10 de China.

En 41 ocasiones, la resolución vetada por EE UU estaba relacionada con Israel. Washington usó elk veto por última vez en febrero de 2011 respecto a un texto que consideraba ilegales los asentamientos construidos desde 1967 por Israel.
                                     
E agora pergunto:
quem me indemniza por um
tão prolongado engano ?

1 comentário:

  1. O que me espanta é a habilidade com que os Estados Unidos transformam as coisas em proveito próprio, não só neste caso dos Niet que em si mesmo não espelham nada de especial com excepção da justeza das posições que foram tomadas por Gromiko, mas penso muito no caso da RDA. Foram os Soviéticos tão rigorosos na partilha da Alemanha ao ponto de criar um muro simbólico para não haver confusões mas quem lá está e continua são os que têm lá milhares de militares sem muro nenhum de especial a não ser as próprias cercas das 22 bases que lá continuam e ninguém diz nada.
    Putin refere que a União Soviética era um Estado estruturalmente forte mas politicamente fraco. O que quererá ele dizer com o "politicamente" fraco?.
    Monteiro

    ResponderEliminar