23 março 2015

Andaluzia ou...

... como se faz uma
grande vencedora




Lendo a generalidade da imprensa espanhola e também da nacional, o tom dominante é o de que Susana Diaz, do PSOE, é uma grande vencedora.
O grande fundamento para esta onda parece ser o facto de ter voltado a ser o partido mais votado, de obter os mesmos 47 deputados que em 2012 e de ter visto o PP - mais votado em 2012-  perder 14 pontos percentuais.
Ora acontece que o PSOE perdeu 4 pontos e 127.000 votos e só mantém os 47 deputados pelos efeitos do mét0do de Hondt. E acontece também que, antes de Susana Diaz ter provocado as eleições antecipadas, o PSOE tinha um governo relativamente estável graças à complicado acordo de governo com a Esquerda Unida e agora é muito duvidoso que o consigo, pois a Esquerda Unida não quer e também não lhe chega e o Ciutadans e o Podemos, só se forem doidos, é que com eleições nacionais à vista, se vão coligar com o PSOE na Andaluzia. Mas, pronto, é uma grande vencedora...

P.S.: falando de efeitos do método de Hondt que, insisto, é rigorosamente um método de redução da proporcionalidade e reforço da «governabilidade», é importante dizer o que nenhum jornal dirá: é que cada deputado do PSOE custou 29.960 votos e cada deputado da Esquerda Unida custou 54.778.

Sem comentários:

Enviar um comentário