30 setembro 2014

Fernando Medina ou...

... modesto contributo
para uma biografia política




No mesmo dia, dois jornais resolveram salientar o esperançoso futuro político do socialista  Fernando Medina e sublinhar as suas qualidades, méritos e biografia que não desejo nem contrariar nem diminuir de nenhuma forma. Apenas penso que, se não fosse o eterno problema da falta de espaço, certamente que este jornais teriam acrescentado o elemento informativo que se segue:

Fernando Medina, na AR,
em 26.7.2011, na discussão
do  projecto de resolução
n.º 4/XII/1.ª do PCP sobre
a renegociação da dívida

"A Sr.ª Presidente (Teresa Caeiro): — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Fernando Medina.
O Sr. Fernando Medina (PS): — Sr.ª Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O caminho apresentado pelo Partido Comunista é um caminho de irresponsabilidade e de populismo, que não podemos acompanhar.

Irresponsabilidade porque, se levado à prática, deixava Portugal sem qualquer fonte de financiamento externo. A consequência directa de uma reestruturação unilateral da dívida, como é proposto, seria a de não termos qualquer investidor privado a emprestar a Portugal, durante muitos anos.

A realidade já começou a mostrar a falácia deste discurso e irá mostrar com muito mais clareza ao longo dos próximos meses, num País em que cerca de 70% da despesa pública se concentra em políticas sociais e pagamento de salários de funcionários públicos. É também uma visão — esta, a do PCP — que não podemos aceitar.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Esta intervenção é do PSD ou é do PS?
(...)
O Sr. Fernando Medina (PS): — Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Adolfo Mesquita Nunes, o tema da reestruturação da dívida surgiu na campanha eleitoral em Portugal não por qualquer razão económica nem por qualquer resposta às dificuldades no nosso País mas, simplesmente, com um objectivo político: era a resposta simplista para as dificuldades com que estávamos confrontados, porque a factura não seria dos portugueses, a factura seria de uns quaisquer credores estrangeiros.
É assim que o tema surge, é assim que o tema nasce e é assim que o tema tem sido alimentado pela extrema-esquerda no nosso País.»


 intervenção na íntegra aqui

4 comentários:

  1. Bem lembrado, que anda por aí muita falta de memória.

    ResponderEliminar
  2. Bom presidente da Câmara. Em vez de procurar produzir riqueza,pedia emprestado.
    Só uma ligeira nota. Como eu gostava da avó dele, que foi minha professora!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Estes senhores são muito engraçados, sejam do PS ou do PPD, são todos mais ou menos liberais, mas há pouco ouvi dizer que não, que esse tal Medina, já não vem para a Câmara de Lisboa acumulando o Sr. Costa as 2 funções, ou talvez eu não tenha percebido muito bem a "lenga-lenga" dos noticiários que me embalam o sono e às vezes fico na dúvida...
    Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Pequeno crápula, na linha directa da tradição "socialista". Medíocre e sem capacidade de análise. Pim.

    ResponderEliminar