24 maio 2014

Um democrata que nunca foi nem de torcer nem de quebrar

Nos 90 anos de
João Maria Varela Gomes


Varela Gomes em Tancos, no Verão de 1975

Várias dezenas de amigos mais próximos do Coronel João Maria Varela Gomes participaram hoje na Casa do Alentejo, em Lisboa, num almoço e convívio que celebrou o seu 90º aniversário que se cumpria precisamente neste dia. Não encontro as palavras adequadas para vos contar a amizade, o carinho, a admiração, o reconhecimento e a fraternidade que naquela sala hoje envolveram merecidamente aquela grande e corajosa figura da resistência antifascista, destacado combatente da revolução de Abril e, orgulho meu, meu querido amigo. Mais uma vez, obrigado e muitos parabéns, João Maria.


Extracto da intervenção  (na íntegra aqui)
da sua filha Geninha Varela Gomes


«(...) O meu Pai e a minha Mãe ensinaram-nos a coragem e a gramática; a lealdade e a matemática; a frontalidade e a geografia; a honestidade e a filosofia; a solidariedade e a história; a responsabilidade e a literatura; a generosidade e a físico-química. Alimentaram-nos, vestiram-nos, educaram-nos, acarinharam-nos. Proporcionaram-nos livros, filmes, conversas, reflexões, teatro, dança, viagens. Ensinaram-nos a fazer pela vida e a ser pessoas úteis e activas, quase desconhecedoras do significado do verbo “desistir”. Onde até a escolha da morte pode ser e foi uma forma de afirmação e de resistência.

Ensinaram-nos a lutar! Mostraram-nos o lado certo da barricada! Num instante passámos do mundo dos índios e dos cow-boys, para o mundo dos explorados e oprimidos, de um lado, e dos exploradores e opressores do outro. E nunca, em nossa casa, houve um momento, um instante sequer, de hesitação sobre o lado certo da vida, o caminho que devia ser percorrido. A vida foi mais pesada, é certo, mas foi e é uma vida que merece ser vivida. »  (...)

 Foto de João Carvalho Pina

2 comentários:

  1. Seres como este são os verdadeiros heróis que dão ânimo para continuar a luta, sem quebrar nem torcer.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço de parabéns e amizade estensivo à sua família!!

    António Ramos

    ResponderEliminar