01 fevereiro 2014

Sincera e angustiadamente

Meu Deus, o que
vai nestas cabeças ?


Até me custa escrever o que vai a seguir porque o Rui Tavares pode pensar que há muito o tomei de ponta, o que não é verdade, pois até o considero uma pessoa simpática, inteligente  e estimável, sendo verdade sim que considero que produz declarações e expende ideias muito erróneas com elevada frequência. Mas acontece que o «i» lhe atribui hoje, e com aspas,  a seguinte afirmação:

Deixando agora de lado a questão de saber se não é precisamente em matéria europeia que existem assinaláveis divergências envolvendo o PS, o PCP e o BE, o que eu não percebo é este patente agitar do papão de a direita poder «ganhar» as próximas europeias. 

E, a este respeito, eu só pergunto a Rui Tavares (e a muitos outros que têm andado para aí a raciocinar viciosamente como se as eleições se decidissem apenas a três -PS, PSD +CDS):

- estão esquecidos que o PSD e o CDS vêm de umas autárquicas em que, como só eu disse mas também ninguém me desmentiu, tiveram o seu pior resultado de sempre ?

- estão esquecidos que mesmo na única sondagem -a da Aximage/Correio da Manhã - que deu nas europeias a coligação PSD-CDS um ponto à frente do PS, a coligação PSD-CDS tinha menos 15 pontos percentuais que a soma das votações do PS, da CDU e do BE ?

- estão esquecidos que ,nas sondagens sobre legislativas, o conjunto PSD e CDS também aparece num dos seus piores patamares de sempre e que a soma das percentagens do PS, da CDU e do BE vai dos 55 aos 57% ?

É claro que pode haver uma explicação para esta ideia de Rui Tavares e de outros de que PSD e CDS podem «ganhar» as europeias. É a ideia superficial e falsa de que «ganha» as eleições quem fica à frente, mesmo que vá coligado quando dantes não ia e mesmo que os coligados tenham perdido uma caterfa de pontos percentuais em relação a anteriores eleições.

E já agora, a pensar em quem tanto fala de «convergência de esquerda», esta é uma ideia falsa e equivocada que só pode beneficiar o PS e prejudicar a CDU e o BE (e o Livre se concorrer). Combatê-la-ei até mesmo depois de a voz já me doer.

2 comentários:

  1. Gostava de estar enganado, mas, o regaço do PS espera - os.

    ResponderEliminar
  2. Não sei quem ganhará as europeias. O clima de insatisfação é grande mas ainda não está consolidado . As divisões que vão aparecendo e as mentiras que aumentam cada vez mais,prejudicam muito uma tomada de consciência.
    Bom era que , quem realmente nos defende, alcançasse um maior número de deputados. Espero muito que sim!!!!!

    um beijo.

    ResponderEliminar