16 julho 2013

Ópera dedicada a Luís Azevedo

A não perder




«A LAUGH TO CRY é um grito de resistência e de alerta e é dedicada à memória do meu pai, o Luís de Azevedo. Sei que se ele ainda estivesse conosco partilharia comigo este mesmo grito de liberdade, justiça e solidariedade.
Com efeito o libreto é constituído por textos que escrevi propositadamente para esta ópera, em português e francês (as minhas duas línguas "maternas") e também em inglês. São textos poéticos que escrevi sobre a condição humana, em particular a sua condição presente neste cenário de crise que, mais do que económico, é essencialmente filosófico e civilizacional. A LAUGH TO CRY explora algumas das preocupações essenciais do ser humano, transportadas para o nosso tempo no contexto de um mundo globalizado, formalizando-se numa reflexão sobre o poder hegemónico que hoje tende a destruir a Memória, a devastar o planeta Terra e quem sabe a extinguir até a própria Humanidade!
São questões que afligem o espaço-tempo contemporâneo, que me afligem, que nos afligem; num percurso do ser inexoravelmente temporal.
Conforme escrevi e referi aquando da "Sessão Evocativa de Luís de Azevedo e Gilberto Lindim Ramos" na Casa do Alentejo organizada pela ID no ano passado, para mim poder estar com aqueles que conheceram o meu pai e que foram seus amigos é também estar um pouco com ele. Quando estou com os seus amigos é a sua presença que se aviva na minha memória. Um pouco dele está em cada um dos seus amigos e esta ópera que dedico à sua memória transporta também os ideais que nortearam a sua vida.».

 

Sem comentários:

Enviar um comentário