02 agosto 2012

Um artigo de Francisco Assis

Miséria intelectual, cinismo político



É esta magnifica fotografia (já há dias publicada no Público) da autoria de Adriano Miranda de um trabalhador dos Estaleiros Navais de Viana de Castelo que hoje ilustra o artigo de opinião de Francisco Assis naquele jornal. Não é por acaso.

É que o deputado socialista, depois de uma elogiosa evocação de Simone Weil que também me choca no contexto actual das posições do PS, escreve o seguinte : «Entrou ontem em vigor
 a nova versão do Código de Trabalho. Não são raras as ocasiões em que os decisores políticos se vêem impelidos a agir em função de um juízo em que as convicções se têm de adequar fortemente às circunstâncias. A votação deste documento na Assembleia da República constituiu um dos últimos momentos em que o Partido Socialista agiu condicionado por um autêntico estado de necessidade. A abstenção constitui um acto de responsabilidade - não foi, bem pelo contrário, um momento de felicidade».
E, um parágrafo depois, tem o arrojo de acabar assim: «Felizmente há quem recuse essa metamorfose que transforma os homens em pedras. Provaram isso mesmo ainda este fim-de-semana os funcionários dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Numa encenação teatral de rua, demonstraram que a todas as razões instrumentais do mundo se pode opor sempre a razão última da dignidade humana».
Confio que a capacidade de juízo crítico dos leitores me dispense de dizer seja o que fôr sobre as palavras de Francisco Assis, além do mais, porque a fazê-lo, só me sairiam palavras parecidas com granadas.

Permitam-me por isso que diga apenas que aquela fotografia está mal a ilustrar o artigo de Francisco Assis e que a expressão e atitude daquele operário exibem tudo aquilo que o PS e Francisco Assis não têm.

9 comentários:

  1. Deia ter levado mais,lá em Felgueiras,dos seus 'camaradas'...

    ResponderEliminar
  2. Este é daqueles comentários de que tenho de discordar expressa e publicamente. Não há necessidade de confundir as coisas.

    ResponderEliminar
  3. Que boa desculpa,bem esfarrapada e de mau pagador,arranjaram para apoiar esta política assassina ao serviço dos exploradores.
    A canalha desculpa-se assim incapaz de se assumir.

    Abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  4. Francisco Assis é um autêntico militante deste PS.
    Que desculpa nojenta eles arranjam para justificarem o seu comportamento, para além de usarem a fotografia de um operário que contradiz totalmente essa justicação!!!!
    Só por isso F.A. devia ser processado.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. O cinismo e a falta de vergonha não conhecem limites.
    Na entrevista ao Expresso Medeiros Ferreira, entre outras barbaridades, tem a lata de afirmar que "A ditadura tinha esse lado artesanal. A ditadura obviamente não era fascista, era simpática e querida"
    Assis considera a abstenção na votação do código contra os trabalhadores foi "um acto de responsabilidade".
    Até onde será capaz de ir este PS?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite caros amigos!
    Mas isto está na linha do que temos vindo a assistir/ouvir nos últimos tempos. Com posições e montagens destas, Assis e mais alguns procuram passar pelos pingos de chuva que estão mais à esquerda. Seguro, com aquele seu ar de nem ser carne nem peixe e denunciando os ataques ao interior do país e à saúde, por exemplo, procura passar pelos pingos de chuva um bocadinho menos à esquerda. Quando a "silly season" acabar e vier a "rentrée", este PS será capaz de nos mostrar o seu lado furibundo, de punhos erguidos a clamar pelo povo, e por mudança, e por justiça. Há muito tempo que passou o tempo de dizer BASTA!!

    ResponderEliminar
  7. Perdoem-me a ignorância mas: quem é o tal xic'assiz?

    ResponderEliminar
  8. Vindo de quem vêm, não é de estranhar. Neste momento sinto tristeza por muito dos simpatizantes do PS, ainda não terem a coragem de romper as amarras e partirem para outra. Acredito que a grande maioria dos eleitores do PS seja de esquerda, mas esta direcção e as anteriores são de facto de direita, pelas atitudes e pela conversa, mais um artigo onde isso está provado. Um abraço Vitor.

    ResponderEliminar
  9. Vergonha esta direcção do PS, esta e as anteriores. É trsite ainda enganerem o povo, dizendo-se de esquerda.

    ResponderEliminar