18 agosto 2012

Rima e é everdade

À boleia de uma questão alheia



A imagem em cima é susceptível de induzir os leitores a pensar que vou comentar o anúncio feito no Facebook por Francisco Louçã de que prefere uma futura solução bicéfala para a liderança do Bloco de Esquerda (em boa verdade, uma troika não podia ser quer pela actualidade nacional da expressão quer pelas remotas reminiscências de episódicas experiências soviéticas).

Acontece apenas que o título do Público atribui ao BE dez mil militantes e isso lembrou-me que, há uns bons meses, na caixa de comentários do «arrastão», apelei a que alguém me dissesse em que sítio podia encontrar os últimos dados oficiais do Bloco sobre o número dos seus militantes e sobretudo a respectiva composição etária, social e por sexos. Mas ninguém piou nada.

O meu interesse por esses dados não tem nada que ver com propósitos de luta política, tratando-se antes do interesse legítimo e natural pela informação e análise de dados revelantes para compreender as realidades partidárias em Portugal Espero que a próxima Convenção do BE não se esqueça de os revelar, tal como o PCP faz em todos os seus Congressos, pelo menos desde o VIII em 1976.

4 comentários:

  1. Esta forma de fazer titulos deve vir da escola de um saudoso amigo e companheiro de lides, que quando lhe perguntava quantos estariam em dado sitio, respondia logo: "mete 10 mil que não te enganas"
    Houve quem mais tarde me dissesse, tem cuidado que ele é um bocado "optimista"
    E tinha razão, um dia disse-me um numero desses para um lugar em que nem à camadas se conseguiam enfiar

    ResponderEliminar
  2. Quem vai decidir quem serão os camaradas que vão dirigir o BE , são os seus militantes, aliás em nenhum momento da texto de Louçã no Facebook, se lê, quem serão os camaradas que o Louçã propõe, e sim como se passou com o DIE LINKE, e como o falecido Miguel Portas propunha, que seja uma direcção com um camarada e uma camarada na futura Coordenação.

    Veremos se a solução que o Louçã propõem vingará na proxima Convenção.

    É que ao contrario de outros partidos, no BE, a Convenção é soberana, E O DEBATE LIVRE.

    Sobre o numero de militantes, e já agora porque não, os seus nomes, moradas, numeros de telefone , numeros de contribuintes , profissões, opções sexuais, convicções religiosas, clubes de que são adeptos,penso que isso é um ASSUNTO INTERNO do Bloco de Esquerda, O BE quando se fundou cumpriu as obrigações que a lei lhe impunha, nas vária eleições tem apresentado as suas contas,é um partido com PAREDES DE VIDRO, ( que não é fosco), quanto ao resto caro Vitor Dias o que eu gostava de ter lido hoje aqui, era o seu REPUDIO pelo NOJENTO comunicado ,do dito Partido "Comunista" da Africa do SUL, em que pede a prisão dos dirigentes dos mineiros em greve.

    Steve Biko e tantos outros camaradas devem ter dado várias voltas nos seus tumulos.

    ResponderEliminar
  3. e
    Augusto tresleu o meu post. Nele em nenhum momento eu me pronuncio sobre as soluções internas que cabe ao BE decidir.

    Registo que , para Augusto , saber o nó de militantes de um partido e a sua composição etária, social e por sexos É UM ASSUNTO INTERNO. Pensava eu que as Convenções e Congressos de um partido eram momentos de prestação de contas e informação sobre o estado de um partido.

    Quanto ao seu «já agora porque não, os seus nomes, moradas, numeros de telefone , numeros de contribuintes , profissões, opções sexuais, convicções religiosas, clubes de que são adeptos» trata-se deum disparate a todos os títulos quanto mais não fosse porque isso não consta das fichas de adesão e seria afrontoso que constasse.

    Sobre a África do Sul, o título do meu post sobre o assunto já diz o que me pareceu bastante.

    ResponderEliminar
  4. Ó Augusto,

    Se não entendeu o texto, não podia ter feito o esforço de ler até entender... antes de fazer esta triste figura?

    ResponderEliminar