10 agosto 2012

Hoje, centenário de Jorge Amado

Nunca se retratará 
bem quanto lhe devemos


Completam-se hoje cem anos sobre o nascimento de Jorge Amado e não me passa pela cabeça estreitar, esquecer ou desvalorizar as dimensões artística e humana globais da sua obra e da sua intervenção e muito menos regressar a um hoje em dia obsoleto confronto entre forma e conteúdo. Mas julgo-me no direito de, com esta ressalva, lembrar que o curso das ideias, da acção dos homens e da vida da humanidade beneficia de muitos afluentes e que o ciclo das obras iniciais deste grande escritor brasileiro pode não ser o mais marcante em termos de qualidade artística mas, em todo o mundo, ajudou a trazer milhões de homens e mulheres para a causa da liberdade e da emancipação social. E, neste dia, só tenho pena de, por desarrumação de papéis,  não encontrar o discurso de Jorge Amado na recepção a Dias Gomes na Academia Brasileira de Letras, onde já depois do fim da União Soviética e sem evidentemente renegar a sua própria  evolução político-ideológica, reafirmava a sua confiança e vinculação a grandes ideais libertadores de progresso e transformação sociais.

Jorge Amado escrevendo Tocaia Grande


Justiça seja feita  ao

e à D. Quixote
que tem em curso a edição das Obras Completas de Jorge Amado, após um vasto trabalho de fixação final de textos por diversos especialistas, sob a direcção de Paloma Amado.

3 comentários:

  1. No tempo das leituras subversivas, também me senti "capitão da areia" e com os "Subterrâneos da Liberdade" comecei a sentir-me comunista.

    Nota: o discurso está aqui
    http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=13557&sid=244

    ResponderEliminar
  2. Também aqui quero deixar a minha homenagem a Jorge Amado, que tanto contribuiu para a minha formação e que comecei a ler muito,muito nova. Há dois livros dele que me marcaram profundamente. "Os capitães da areia" e "Seara Vermelha"
    E aqui deixo a quadra de Castro Alves que antecede o último livro.
    Cai orvalho da face do escravo
    Cai orvalho na face do algoz
    Cresce,cresce seara vermelha
    Cresce,cresce vingança feroz

    Um beijo para ti.

    ResponderEliminar
  3. E, já agora, ao Avante...

    ResponderEliminar