12 agosto 2012

Edição histórica do "Público" ou...

... no tempo do chumbo
talvez não tivesse acontecido


 Topo da pág. 33( boa)
 Topo da pág. 33 (repetida)
 Topo da pág. 36 (boa)
Topo da pág.36 (repetida)


Como se sabe, a história da imprensa está cheia de milhares de casos de gralhas, erros de paginação, textos repetidos e um sem número de outras coisas e acidentes, mais ou menos saborosos. Na edição do Público de hoje, aconteceu porém algo de que não tinha informação nem memória: duas páginas (a 33 e a 36) foram impressas duas vezes mas uma vez correctamente e outra vez de forma invertida. Desconfio que no tempo paginação em chumbo isto seria mais díficil de acontecer o que só vem mostrar que, nas novas tecnologias, nem tudo são rosas. Talvez valha a pena guardar esta edição porque, daqui por uns anos, se se aplicarem as regras da filatelia, este engano vai valer dinheiro. E, se não me engano, se duas páginas foram repetidas (de forma invertida), então houve duas páginas que, coitadas, ficaram de fora. Daqui lhes envio a minha solidariedade.

1 comentário:

  1. Boa noite!
    Na edição do Norte também sucedeu o mesmo com as páginas 34 (que reproduziu a imagem invertida da pág. 33, o artigo sobre WMorris) e 35 (que fez o mesmo em relação ao artigo da Capital da Juventude da pág. 36). O mais curioso é que contactei a redacção do Público no Porto a solicitar explicações. Como não havia ninguém disponível pediram-me que deixasse telefones de contacto que mais tarde alguém me ligaria. Até agora...
    E acho que vou seguir o seu conselho e guardar a edição de hoje. Para memória futura e pode ser que venha a valer uns cobres.
    Abraço.

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar