03 maio 2012

Um problema interessante

O Pingo Doce e a PSP

Para o pior e para o melhor, está tudo dito sobre a operação (provocação, digo eu) do Pingo Doce no 1º de Maio, convindo-me apenas relembrar que, nada interessado em cavar fossos,  não escrevi nem uma única palavra contra as pessoas que lá foram.

Mas creio que resta um problema interessante que resulta de, por causa de desta congeminação de um grande grupo, centenas de agentes da PSP terem de ser mobilizados para enfrentar as decorrências de «ordem pública», aliás prevísiveis.
Pronto, agora já está e já foi, não há nada a fazer. Mas para a próxima, se houver próxima do mesmo género, a qualquer pedido de mobilização policial feita pelo Pingo Doce eu acho que é estrito dever do Comando-Geral da PSP responder assim:

«Exmos Senhores:

Para o caso de V.Exas ainda não terem percebido, relembramos que as forças policiais não existem para enfrentar ou acudir a situações que resultam manifestamente da insensatez e imprevidência de iniciativas comerciais de empresas.

Permitimo-nos por isso sugerir a V. Exas que, quando planearem promoções do género da do 1º de Maio, incluam nesse planeamento os gastos com o recurso, de dimensão excepcional, a empresas de segurança privada, já que não é admissível que, ainda por cima em época de contenção de despesas, tenha de ser o Estado, através das forças de segurança pública, a arcar com as inerentes despesas e mobilização de agentes.

Mais informamos V. Exas que nem com um desconto de 75% para os agentes da PSP será alterada a posição que agora comunicamos.»


1 comentário: