23 abril 2012

Quando falar só piora

Dissuasão ou incentivo
às provocações ?



O DN, que desde há algum tempo, desempenha um certo papel nas operações de contra-informação da Polícia,  ostenta hoje esta manchete que provavelmente Miguel Macedo ou altos responsáveis pela PSP verão como um acto mediático de legítima tentativa de dissuasão. Não vejo as coisas assim: nos tempos que correm parece-me mais um acto de acirramento dirigido a provocadores conscientes ou inconscientes e, além do mais, pode colocar desnecessariamente milhares de participantes nas manifestações do 25 de Abril na expectativa do que vai acontecer. E nisto para já não falar que também pode projectar compreensivelmente algum nervosismo sobre os organizadores da manifestação de Lisboa.

Manifestação na Av. da Liberdade que tem as caracteristicas específicas que decorrem da data que celebra e que, segundo as minhas contas ou memória, já se realiza há 33 anos, sendo oportuno informar alguns que ela não ocorre espontaneamente ou só por tradição, antes tem desde sempre uma comissão promotora que por ela é responsável e que integra designadamente a Associação 25 de Abril, o PCP, o PS, os Verdes, o BE, a ID, a CGTP, a UGT, etc., etc.

Já que, pelos vistos, em círculos governamentais ou policiais ainda não se quis perceber que há coisas que se fazem com discrição e sentido da medida em vez de as proclamar em manchetes de jornal, resta às outras partes envolvidas guiarem-se por firmeza, serenidade e lucidez.

2 comentários:

  1. não acho que se trate de "mais um acto de acirramento dirigido a provocadores conscientes ou inconscientes", acho que se trata de uma provocação.

    ResponderEliminar
  2. Apesar da última Gree Geral ter sido pacífica as parangonas dos jornais foram para VIOLÊNCIA, não das políticas do PSDCDS apoiadas pelo PS, mas sim sobre a exercida sobre um piquete de greve e sobretudo da carga policial não inocentemente difundida até à à exaustão, para intimidar, amedrontar, desmobilizar eventuais manifestantes. Não sei se as "secretas" são incompetentes e preveêm "violências" que justifiquem cargas policiais ou se a sua "competência" é fabricar notícias que darão cobertura a provocadores e "justifiquem" as cargas para que a ordem e a paz reinem nas ruas, amedrontando por acréscimo e desmobilizando antecipadaente quem queira manifestar-se.

    ResponderEliminar