25 janeiro 2012

Contra uma ideia feita

No reino não dos céus
mas da superficialidade e ligeireza



Com absoluta tranquilidade e alguma generosidade aqui deixo as declarações que o DN transcreve de uma entrevista do arcebispo de Braga à Rádio Renascença.
Como nada me move em especial contra D. Jaime Ortiga, fique então claro que escolher este exemplo é apenas a forma que encontro de denunciar uma ideia corrente, e largamente usada pelos apoiantes do acordo governo-patronato-UGT, de que a CGTP está sempre contra, não apresenta propostas, não dialoga, nunca assina e abandona reuniões.
Ora o que acontece é que os que assim falam, seja por consabida má-fé seja por desinformação, sempre se esquecem de várias coisas, a saber: que, em matéria de propostas, a CGTP tem um riquíssimo património de propostas que deveria levar alguns a interrogarem-se sim porque razão governos e patronato estão sempre contra elas; que, apesar de ocultarem qual era a terrível e inaceitável base de partida das recentes negociações em sede de concertação social, a verdade é que a CGTP, num quadro de patentes discriminações negociais, não deixou de intervir e de participar em defesa dos seus pontos de vista; e, finalmente, que o seu abandono final da última reunião foi uma forma  legítima de um gesto forte que marcasse o seu protesto e desacordo, cabendo a D. Jorge Ortiga e outros explicarem em que é que a presença da CGTP durante mais meia hora ou uma hora na reunião modificava positivamente em alguma coisa uma das maiores declarações de guerra aos trabalhadores de que há memória desde o 25 de Abril.

3 comentários:

  1. O que é realmente de espantar é que a UGT tenha assinado um "acordo" tão gravoso para os trabalhadores.Ou talvez não!!!!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Parece que há aqui um problema de memória curta (ou demasiado selectiva?...). Como sublinhou Arménio Carlos em entrevista ao Mário Crespo, a CGTP esteve no acordo para o aumento do salário mínimo, que foi posto de lado. Estas boas mentes pelos vistos pensam que esses casos já não são dignos de exultação sobre diálogos e acordos!

    ResponderEliminar
  3. Se alguém quiser ler uma opinião cristã sobre o acordo entre a UGT e o governo da troika submissa ao estrangeiro pode ir a http://www.jornalfraternizar.pt.vu/. O Padre Mario Oliveira (Padre Mário da Lixa)está lá com um discurso verdadeiramente de espírito cristão.

    Joaquim d'odemira

    ResponderEliminar