15 dezembro 2011

O governo e os feriados do 1º Dez. e do 5 de Out.

De direita sim mas também
muito patetas e ignorantes


Em texto hoje dado à estampa no Público, cerca de 40 historiadores arrasam a proposta governamental de eliminar os feriados do 1º deDezembro - restauração da independência - e do 5 de Outubro - implantação da República.

Entre outros aspectos, os signatários vêm, em boa hora, lembrar, de forma argumentada, que a proposta 
«assenta numa evidente demagogia: ao contrário do que o governo, pela mão so seu ministro da Economia, vem atabalhoadamente explicar ao país, a produtividade e a competitividade da economia  da economia nacional não dependem em nada de essencial do número de feriados em vigor».  E sobretudo sublinham que «os feriados nessas datas representamn, há um século, a forma como a sociedade escolheu lembrar e homernagear acontecimentos que reoputa de transcendente importância na História do país. Nem a ditadura salazarista se atreveu a pôr em causa esses feriados e, com eles, o significado que encerram».

Talvez alguns digam que tudo isto dos dois feriados é uma pequena coisa no cruel maremoto de agressões, ataques  e retrocessos que estamos a sofrer. Mas, como dizia o outro, isto anda tudo ligado e este caso dos feriados vem transparentemente trazer ao primeiro plano da cena política a imagem de que hoje estamos governados por gente que não é apenas de direita, antes é também esplendorosamente pateta, ignorante, historicamente inculta e nacionalmente desenraizada.

2 comentários:

  1. Pudera.São cooptados pelo Império!Títeres que deverão ser responsabilizados, e sancionados por uma questão de Justiça.
    Vi combatentes antifascistas com muitos anos de prisão, com parcas reformas por favor, e escumalha,má,xica esperta e serventuários do fascismo acabarem os dias na maior...
    Ontem vi o doc do Mandela e,pensei no Joe Slovo e na Africa do Sul de hoje cheia de desigualdades em q a burguesia mudou de cor em percentagem,pq o regime é de exploração-vi exaltarem a tolerância do novo regime

    ResponderEliminar
  2. Boa! Tudo isto seria cómico se não fosse trágico...
    H.P.

    ResponderEliminar