18 fevereiro 2017

Mails, sms e & Cª


Ainda não vi
ninguém falar disto


É certo que sou um zero em tecnologias da informação e por isso me arrisco certamente a que este post seja visto como uma prova disso mesmo.

Acontece porém que, ao ver e ouvir a gritaria do PSD e do CDS para que sejam cedidos a uma comissão de inquérito sobre a CGD todos os mails e sms trocados entre António Domingues e Mário Centeno, me surgiu uma inocente interrogação: como é que isso faz e que garantias de autenticidade sobre os conteúdos é que existirão ?

Explicando-me melhor: como não me parece que António Domingues vá entregar o seu computador ou o seu telemóvel, na minha provável ignorância parece-me óbvio que será António Domingues a transcrever tudo isso para um documento Word (como aliás terá feito para Lobo Xavier)


E, se assim for, quem é que pode garantir que os deputados vão receber a integralidade das comunicações trocadas, isto é, sem modificações ou apagamentos de conveniência ?
P.S.: sobre as questões jurídicas levantadas por esta pretensão do PSD e CDS ler o advogado Miguel Reis aqui. 

3 comentários:

  1. Creio que as operadoras são obrigadas a manter a gravação das telecomunicações por um certo período. E se assim for a lei deve prever as condições de acesso, designadamente por ordem do tribunal. A questão é saber se Domingues e demais implicados irão ver a devassa de todos os sms ou apenas os que digam respeito ao tema que preocupa os virtuosos do psd/cds e, neste último caso, quem decide o que é ou não relativo à questão. Apenas esses sms seriam transcritos, aliás como sucede com as escutas telefónicas.

    ResponderEliminar
  2. Estou em crer que não foi António Domingos que transcreveu os SMS para o Lobo Xavier mas Lobo Xavier, como advogado que é de António Domingos que lhe transcreveu tudo e com a sua ratice foi urdindo esta trama e foi de forma manhosa procurando entalar a coligação de Esquerda, via Mário Centeno até chegar ao Marcelo só que eles não contaram com a união da Esquerda nem com a reacção do Marcelo. Não seria este o Diabo que passos Coelho anunciava?

    ResponderEliminar
  3. Tanto quanto consegui perceber, para a recusa da entrega da declaração de bens e rendimentos foi utilizado o argumento de defesa da privacidade. E na entrega dos sms não há devassa da privacidade?

    ResponderEliminar