15 outubro 2015

Este pessoal sabe muito pouco

Um pressentimento
que se confirmou



Quando, esta madrugada, vi online esta chamada de primeira página do «i», juro-vos que, para além das entorses do costume, dos comunistas como «os maus da fita», das citações e selecções de conveniência, logo tive o pressentimento de que, na respectiva peça, haveria de faltar um elemento muito importante.

É que o seu autor, Luís Marinho, escamoteia completamente que, em Janeiro de 1978, depois da queda do 1º governo de Mário Soares ( não por aprovação de uma moção de rejeição do PCP mas por rejeição de uma moção de confiança insensatamente colocada por Mário Soares), se realizaram intensas e afincadas negociações de carácter público entre o PS e o PCP com vista a um acordo de incidência parlamentar que viabilizasse um novo governo do PS. Esse acordo viria a falhar por causa da célebre página em branco do PS sobre a Reforma Agrária e sobretudo porque, como se veio a saber, o PS andava já a negociar com o CDS, com quem de seguida formaria o 2º governo constitucional.  É isto que não pode e deve ser esquecido quando de sobrevaloriza as chamadas «feridas de 1975».

E para que não se pense que estou a sonhar com ladrões garanto que, no arquivo fotográfico de um jornal como o «DN», há certamente fotos das declarações â imprensa após essas reuniões na António Serpa, em que, entre outros, figurarão Carlos Costa e Domingos Abrantes, pelo PCP e Jaime Gama pelo PS.

P.S. 1 : O autro da peça  cita como contribuição do PCP  a eleição de Mário Soares na 2ª volta das presidenciais de 1986 mas, para ser mais rigoroso e completo, deveria ter também citado a contribuição do PCP para a eleição de Ramalho Eanes na 1ª volta das presidenciais de 1980, ao lado do Secretariado Nacional do PS e com a hostilidade aberta de Mário Soares; e ainda a eleição de Jorge Sampaio logo na 1ª volta das presidenciais de  1995, derrotando Cavaco Silva.

P.S.2: de momento, não estou em condições de fazer prova documental do que afirmo mas, a propósito das tais «feridas de 1975», juro que para aí  uns dias depois dos incidentes do 1º de Maio de 1975, houve uma reunião entre o PCP e o PS que produziu um comunicado conjunto muito sereno e cordial.

Adenda: en
tretanto um leitor conseguiu  encontrar na página do PCP o referido comunicado (o que, melhor lembrado, não é de estranhar  pois tive algum papel na colocação online de muitos comunicados de 74 e 75).Dispõe assim e está aqui :


clicar para ler melhor

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro João Delgado: é exactamente esse e já o coloquei como Adenda no fim do post. Muito e muito obrigado.

      Eliminar
    2. Foi apenas uma ajuda técnica. Obrigado pelo blog.

      Eliminar