07 março 2014

Voltando à minha vaca fria

O que as notícias sobre sondagens
sempre se esquecem de dizer


Possivelmente, haverá leitores que estranhem que eu venha aqui dar divulgação ao que parece ser um má notícia porque, aparentemente como veremos, é animadora para os partidos do governo. Mas a verdade é que o faço precisamente para voltar a combater as confusões que por sí andam a respeito de critérios de  avaliação de futuros resultados eleitorais (desde logo, a tese errónea de que ganha as eleições quem fica à frente, a suposição de que o PS teria obrigação de ficar necessariamente à frente do PSD e CDS coligados em europeias, o vício de fundo que é inculcar a ideia de que as eleições se decidem a três - PSD, CDS e PS).

Sublinhando que esta sondagem tem uma margem de erro de 4,4% e sublinhando que o dado verdadeiramente relevante e decisivo é o que está sublinhado a vermelho na imagem acima, importa contar que nela se atribuem 28,4% ao PSD, 8,7% ao CDS e, portanto, 37,1% à soma PSD+CDS.

Ora, sem prejuízo das insatisfações que legitimamente cada um possa ter, o que alguns alarmismos ou sustos à esquerda e prováveis festejos à direita não deviam ignorar ou esquecer é que:



3 comentários:

  1. pois... mas a vaca ainda mais fria é que depois de todas as malfeitorias que este governo tem feito, continua com numeros que lhe garantem continuar a sua alternância com o PS e a verdadeira esquerda não descola dos seus 15%...

    ResponderEliminar
  2. e no entanto eu diria (diríamos todos) que deviam ser as eleições com mais baixos resultados. isso é que assusta, não seja tão optimista.

    Caímos no que me parece ser o patamar residual da direita e Portugal - faça o que fizer e deitando fora os flutuantes - os 30 por cento (a baixa de Santana ou Nogueira mais os ultras do CDS-PP).

    Depois há uns vinte e muito pouco por cento incondicionais do PS (ver resultados de Almeida Santos). Entre doze a vinte por cento para a esquerda parlamentar e o resto não tem dono. E engrossam quer a direita, quer o PS.

    ResponderEliminar
  3. Há aqui algo que não compreendo. Para onde irão os votos perdidos pelo PSD e CDS? E isso incomoda-me!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar