29 setembro 2013

Derrota estrondosa a que o CDS não pode escapar

Direita governante
(PSD, CDS e suas coligações)

obtém o pior resultado
autárquico de sempre !


Adenda em 2/10:
Se o título deste post já era verdadeiro com os 37,85% que na imagem lhe eram atribuídos, ainda passa a ser mais brutalmente verdadeiro se se tiver em conta que o resultado final e definitivo de todas as formas de concorrência dos partidos governantes se ficou pelos 32,45%. Entretanto, vá--se lá saber porquê, ninguém nos media ou nos blogues repete este dado que eu lancei mas também ninguém o desmente.


Notas:
1. Esta agregação de resultados de todas as formas de concorrência da direita  desde 1976 baseia-se nos resultados constantes da página da CNE, o que significa que podem apresentar insignificantes diferenças em relação aos resultados finais oficiais.

2. As percentagens tanto do PS como do PSD em 1985 merecem a reserva de que os resultados oficiais não puderam ter em conta que, nesse ano, já com Cavaco Silva como líder do PSD e Primeiro-ministro, houve mais de 40 coligações informais entre o PS e o PSD em outros tantos concelhos de gestão APU. Como as coligações formais foram inviabilizadas por vícios legais, o que se verificou foi um sistema de «listas cruzadas» entre os dois partidos (em regra, o PS apresentou listas para as CM integrando candidatos do PSD e este apresentou listas para as AM integrando candidatos do PS).

3. Este trabalho de agregação dos resultados obtidos em conjunto pelo PSD, CDS e suas coligações ao longo do tempo revelou,  a contrario sensu, um facto porventura menos conhecido mas muito importante: é que, embora o PSD em diversas autárquicas tenha tido o maior número de Câmaras,

1 comentário:

  1. Só que as maiorias de esquerda após o 25 de Abril, já não podem incluir o PS. Esta partido revelou,cedo, a sua verdadeira natureza.

    Um beijo.

    ResponderEliminar