28 janeiro 2013

Podem passar todas menos esta

Uma senhora nódoa
na primeira página do
Público


Como, em regra, não sou dado a «ajustes de contas» na hora da morte de ninguém, só mesmo uma chamada de 1ª página como esta do Público de hoje me faria escrever sobre o Coronel Jaime Neves (que o Público me lembra ter sido o único participante do 25 de Abril a ser, já na reforma, promovido por distinção a general). Com efeito, a este respeito só quero dizer que, mesmo dando de barato a ideia do «manter Abril no 25 de de Novembro», então isso se podia aplicar a muitos militares (com destaque para Melo Antunes, Ramalho Eanes [este, muito pelo apreço e respeito que tinha pelo primeiro, como pude testemunhar pessoalmente durante as negociações do 2º Pacto MFA-Partidos] Vasco Lourenço e outros) mas nunca por nunca ser a Jaime Neves.

Na verdade, nem é necessário mais do que procurar nos arquivos da RTP ou quem sabe mesmo no Youtube e encontrar as imagens e o som da visita aos Regimento Comandos do Presidente da República Costa Gomes e de Eanes na noite de 25.11.75, onde figura um Jaime Neves a manifestar quase insubordinadamente o seu descontentamento com o rumo dos acontecimentos e a reclamar, por estas ou palavras parecidas,  que se fosse «mais além».

P.S. lateral: Certamente para enxovalhar mais o meu ego e deixar bem claro aquilo que eu próprio sei, ou seja que vou morrer clamorosamente derrotado no meu combate de quase 30 anos contra esse abuso e essa palermice não inocente, o editorial do Público de hoje, volta a chamar «líder da oposição» a António José Seguro (tomara ele ser líder incontestado do PS quanto mais da oposição !). E isto no mesmo jornal onde em  17.11.2006 eu enunciei toda a série dos meus argumentos (falhados e não escutados) para se evitar esta patente falsificação que leva centenas de pessoas alfabetizadas a, na comunicação social, confundir «líder do PS» ou «líder do PSD» (conforme as épocas) ou «líder do maior partido da oposição» com «líder da oposição». Ainda assim, só para sinalizar que perco mas não me rendo, volto à sugestão que dei numa crónica escrita e publicada em 2003: um post-it afixado em cada computador das redacções dos meios de comunicação social e que podia rezar assim:


2 comentários:

  1. Ou seja:um senhor sátrapa.Um fascista ao serviço de suas majestades Donos de portugal!

    ResponderEliminar
  2. Segundo um amigo que me dizia: "Foi dos poucos capitães, que não foi de Abril mas a ele aderiu atrás do Spínola, que chegou a general, porque será?"

    Por outro lado a RTP tem todo esse arquivo histórico que é afinal um grande Património e completamente aparte ocorre-me a biblioteca de Alexandria e diria e é esse património que querem leiloar, isto é queimar, e depois aparece o Relvas numa linguagem que não consigo ouvir nem perceber a ditar dislates como se tentasse incendiar todo o tempo presente, .
    JM

    ResponderEliminar